quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Modelo atômico de BOHR (ou RUTHERFORD-BOHR)

Segundo Rutherford, o elétron estaria girando em torno do núcleo em órbitas circulares. Porém, segundo à teoria clássica de Maxwell, qualquer carga elétrica acelerada emite energia em forma de ondas eletromagnéticas. Perder energia significa perder velocidade e assim o elétron diminuiria o raio de sua trajetória. Assim, o elétron teria uma trajetória em espiral e dentro em breve cairia no núcleo e qualquer átomo seria uma estrutura instável. Absurdo!!!!!

O cientista dinamarquês Niels Bohr, em 1913, aprimorou o modelo atômico de Rutherford utilizando a teoria de Max Planck. Bohr achou que nem todas as leis que eram válidas na Física Clássica deveriam ser seguidas pelas partículas constituintes do átomo. Baseado na teoria quântica de Planck e Einstein e na espectroscopia dos elementos, estabeleceu certas proposições, que se tornaram conhecidas como "POSTULADOS DE BOHR":
  • O elétron se move ao redor do núcleo em um número limitado de órbitas bem definidas, denominadas órbitas estacionárias;
  • Movendo-se em órbitas estacionárias, o elétron não emite nem absorve energia;
  • Ao saltar de uma órbita para a outra, o elétron recebe ou emite uma quantidade bem definida de energia (quantum), definida pela expressão:
Efóton = h . f, sendo: h - cte de Planck
                                                  f - frequência da radiação

Os diversos estados energéticos do elétron foram relacionados com regiões, de maior ou menor distância até o núcleo. Estas regiões são as camadas eletrônicas (níveis eletrônicos), denominadas K, L, M, N, O, P e Q. A cada camada está associado um número, chamado número quântico principal ou n.

                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário